sexta-feira, 17 de abril de 2020

111 Soft Skills: Exemplos de habilidades CV

Você encontrou a oferta de emprego que estava procurando e correu para escrever seu currículo.

Você começa com informações pessoais, passa para experiências de trabalho, depois para habilidades profissionais e chega a " soft skills ", habilidades pessoais ...

"Espere, quais são minhas habilidades pessoais? "

Escuridão total. Eletroencefalograma plano.

Não sabe o que escrever e precisa de ajuda?

silenciosa:

Você está na página certa!

Continue lendo para encontrar a lista completa das melhores habilidades sociais a serem incluídas no seu currículo .

Você está pronta? Vamos começar!


As habilidades sociais mais procuradas pelas empresas
Hoje falamos sobre essas habilidades "suaves" altamente apreciadas pelas empresas e recrutadores na seleção de pessoal.

Se, de fato, as experiências , títulos profissionais e certificados dão acesso à entrevista de emprego, são as habilidades pessoais que determinam o seu sucesso no mundo do trabalho .

De fato, quase 72% dos CEOs acham que as habilidades sociais são mais importantes que as habilidades físicas.

Vamos começar com uma definição ...

O que são habilidades pessoais?
Como encontrar habilidades sociais adequadas para o currículo
Os suaves habilidades ou competências pessoais são soft skills adaptáveis a todas as profissões .

Essas são as principais habilidades que qualquer pessoa deve possuir para gerenciar seu trabalho de forma independente e interagir com colegas e superiores , independentemente do papel profissional que desempenham.

As habilidades sociais não são apenas importantes no mundo do trabalho:

eles dizem respeito à pessoa e seu relacionamento e interação com os outros.

Esteja ciente de sua própria pessoa, desenvolva e melhore comportamentos para viver melhor e viver com outras pessoas , ter atitudes , configurações mentais e atitudes particulares com base na situação.

Essas são as "habilidades sociais" que nos tornam humanos e não máquinas.

Você sabia que existem habilidades duras e leves?

Habilidades duras vs Habilidades suaves
A diferença entre habilidades difíceis e habilidades pessoais
Habilidades duras são habilidades específicas de uma determinada profissão.

Geralmente, são habilidades técnicas adquiridas durante um determinado curso de estudo ou de experiências profissionais anteriores .

Diferentemente das habilidades leves, as habilidades difíceis não são transversais e intercambiáveis .

Tomemos, por exemplo, um professor do ensino médio e um motorista de ônibus escolar :

Claramente, as habilidades profissionais necessárias para as duas posições são muito diferentes - por um lado, ensinando, por outro, a capacidade de dirigir com segurança.

No entanto, podemos identificar algumas habilidades e atitudes pessoais que ambas devem ter - ou seja, habilidades interpessoais e relacionais com menores, paciência e bom gerenciamento de estresse.

Da mesma forma, todos temos habilidades transversais para usar no mundo do trabalho.

Você não está curioso para descobrir quais habilidades sociais são adequadas para você e sua carreira?

As 111 melhores soft skills a serem incluídas no currículo
As 111 melhores habilidades sociais para o seu currículo
Aqui está a lista das principais habilidades úteis no mercado de trabalho.

Reunimos em 7 grupos:

Comunicação e habilidades interpessoais
Habilidades organizacionais e de gerenciamento
Aptidões e competências pessoais
Habilidades em resolução de problemas
Habilidades de liderança e gestão
Habilidades no trabalho em equipe
Habilidades cognitivas e intelectuais
Para cada grupo, descrevemos as principais habilidades mais solicitadas pelos empregadores:

São 111 habilidades suaves!

Além disso, no final da lista de habilidades, explicamos como escolhê-las e o que escrever em seu currículo:

Assim, você pode ser notado pelos recrutadores e obter uma entrevista para o trabalho dos seus sonhos.

O que você está esperando?

Continue lendo para descobrir quais são os mais adequados ao seu trabalho e à sua pessoa.

Comunicação e habilidades interpessoais
Habilidades interpessoais e comunicativas
As habilidades de comunicação e interpessoais entram em jogo quando você está convidado a enviar informações para um público muito mais amplo:

Por exemplo, se você tiver que propor suas idéias dentro de uma equipe ou na frente da alta gerência.

Mas não apenas:

Uma pessoa com essas habilidades de relacionamento é capaz de entender quando falar e quando não, o que dizer e como .

Não devemos esquecer que a base do diálogo é respeito e empatia .

Você deve ser capaz de se colocar no lugar da outra pessoa, entender seu ponto de vista sem julgar e dar aos outros a oportunidade de apresentar suas idéias.

O que são habilidades comunicativas e interpessoais?

Comunicação verbal
A comunicação verbal envolve uma troca de informações através da linguagem .

O que isso significa?

Conheça o significado das palavras e saiba como usá-las adequadamente com base no contexto.

Comunicação escrita
Comunicação escrita para se comunicar melhor
Ter habilidades em comunicação escrita significa ser capaz de escrever textos gramaticalmente corretos e fáceis de ler para todos os tipos de leitores.

Conheça os diferentes tipos de texto (descritivo, informativo, ...) e use seu potencial, dependendo da situação, para comunicar as informações de maneira correta e eficaz.

sensibilidade
Sensibilidade é uma atitude no lado direito do cérebro que permite identificar emoções e sensações através dos sentidos .

Ser uma pessoa sensível também significa perceber aspectos que os outros não percebem, colocar-se no lugar das pessoas e entender sua mente de maneira não invasiva.

clareza
A clareza é uma característica fundamental para quem deseja comunicar alguma coisa.

A falta de clareza comunicativa leva, de fato, a mal-entendidos, conflitos e divergências.

Você é claro ao apresentar idéias e conceitos, mesmo os complexos, quando seu interlocutor entende perfeitamente o que você diz e faz perguntas pertinentes.

Comunicação visual
Use a comunicação visual para transmitir conceitos
Você usa comunicação visual ao usar cores , sinais e imagens para comunicar uma mensagem de maneira mais simples, rápida e compreensível.

Ter habilidades de comunicação visual significa, portanto, saber se comunicar visualmente, mesmo que abstratos, conceitos e, portanto, orientar a percepção das pessoas .

Comunicação não verbal
A comunicação não verbal, por outro lado, diz respeito a todos os aspectos da comunicação que não envolvem diretamente a palavra.

Quando você se comunica com as pessoas, conhece os gestos , o tom de voz e as expressões faciais que usa, e pode usá-los para tornar sua mensagem mais eficaz.

comparado
O respeito é a atitude por trás dos relacionamentos interpessoais.

Você é uma pessoa respeitosa se não julga pelas escolhas, opiniões e modos de ser dos outros .

De fato, você está ciente de que todos podem expressar livremente seu ser e ninguém tem o direito de se opor.

Oratória
A capacidade de falar em público
Falar em público é a capacidade de se comunicar de maneira eficaz e persuasiva na frente de uma audiência , mesmo que consistente.

Quando você fala em público, organiza sua fala sequencialmente, se coloca de maneira positiva em relação aos interlocutores e mantém contato visual com eles.

Além disso, você não tem medo do julgamento do público ou dos possíveis comentários ou perguntas que eles possam trazer.

empatia
Empatia é a capacidade de se conectar emocionalmente e se identificar com o interlocutor.

Se você sabe como lidar com isso, é uma grande habilidade!

Ser compreensivo permite que você compreenda completamente as necessidades e emoções da pessoa à sua frente e, portanto, encontre soluções sob medida para você.

Capacidade de criar apresentações multimídia
Crie apresentações multimídia eficazes
A capacidade de criar apresentações multimídia eficazes não é uma prerrogativa de designers e designers gráficos .

Na verdade, você deve ter excelentes habilidades de comunicação e digitais , a capacidade de selecionar informações relevantes e a capacidade de organizar o conteúdo .

Se seus slides não incomodam o público, eles têm um design "limpo" e são fáceis de entender, então você tem essa habilidade.

Disponibilidade para o relacionamento com o público
O relacionamento com o público nunca é fácil: você precisa dar as boas-vindas à pessoa, fazê-la se sentir à vontade e garantir que ela esteja satisfeita.

Você sempre se lembra de que são pessoas e que todos podem ter um "dia ruim". Você sabe como lidar com todas as situações e fazer todo mundo sorrir .

Outras habilidades de comunicação e interpessoais são:

dialética
assertividade
Comunicação paraveral
cordialidade
Habilidades organizacionais e de gerenciamento
Habilidades organizacionais e gerenciais para o mundo do trabalho
As habilidades organizacionais e de gestão incluem todas as atividades de identificação de tarefas , gerenciamento de recursos e objetivo-orientado .

Você tem essas habilidades se souber organizar suas tarefas, gerenciar o tempo disponível, priorizar atividades e obter melhores resultados com menos esforço.

Este tipo de competência transversal é adquirido em contextos de trabalho, bem como durante os estudos:

Você se lembra de quando organizou o estudo para não desistir de sua vida social?

Vamos ver o que são:

adaptabilidade
Adaptabilidade é a capacidade de mudar o comportamento de alguém com base em contextos ou situações externas.

Você é uma pessoa adaptável, se as mudanças não o assustam, mas são o pretexto para dar harmonia e variedade aos seus dias.

flexibilidade
Flexibilidade é a característica de não endurecer posições, hábitos e padrões consolidados.

A flexibilidade, por exemplo, permite que você altere seus horários ou tarefas sem fadiga, oferecendo mais oportunidades de crescimento e evolução pessoal.

Gerenciamento de tempo - Gerenciamento de tempo
Ser capaz de gerenciar seu tempo é essencial
A capacidade de organizar e gerenciar melhor o tempo baseia-se no princípio de realizar cada atividade no menor tempo possível , obtendo o melhor resultado .

O que isso significa?

Você é uma pessoa que pode otimizar seu tempo e tem total controle das atividades a serem realizadas diariamente.

Estabelecimento de Metas - Estabelecimento de Metas
Definir metas é o primeiro passo no compromisso de alcançá-las, tornando seu trabalho produtivo e eficiente .

Você possui habilidades de definição de objetivos, se é capaz de definir objetivos reais e realizáveis, em relação às suas habilidades .

Planejamento - Planejamento
Planejar atividades de trabalho significa elaborar um plano detalhado de atividades a serem realizadas dia a dia e coordená-lo com o dos colegas.

Ter um plano de trabalho é útil para definir prioridades com base em prazos e trabalhar para atingir metas.

Habilidades de concentração - Foco
Concentre-se nas atividades para ser eficiente
O quê?

A capacidade de se concentrar em tarefas específicas, sem distração ou tentação de procrastinar.

Aqueles com essa capacidade sabem como organizar e definir seu tempo, concentram energia e atenção no trabalho - tanto quando estão no escritório, quando trabalham em casa ou em um modo de trabalho inteligente .

Tomada de Decisão - Tomada de Decisão
A tomada de decisão é a capacidade de tomar decisões analisando cuidadosamente o contexto e as várias soluções possíveis.

As decisões nunca são simples, mas você sempre sabe fazer a escolha certa racionalmente.

organização
Ser organizado significa gerenciar da melhor maneira seus espaços e horários , anotando compromissos e compromissos e ajustando-os para poder concluí-los todos.

Você está bem organizado se sabe o que fazer a cada minuto da sua vida.

Seus compromissos são divididos por prioridade (e por que não, por cor!) E seus amigos costumam tirar sarro do seu perfeccionismo.

Não se preocupe!

A organização é um presente muito apreciado para todos os tipos de trabalho .

Alguns dos outros com outras habilidades organizacionais e gerenciais são:

autonomia
Cumprimento de prazos
exatidão
Orientação para o resultado
paciência
Aptidões e competências pessoais
Habilidades pessoais para o mundo do trabalho
As habilidades pessoais são aquelas habilidades que se relacionam diretamente com a pessoa.

Podem ser atitudes , comportamentos , modos de ser ou enfrentar a vida e as situações .

Ao incluir essas habilidades em seu currículo, lembre-se de selecionar apenas as qualidades que melhor lhe convierem: as mentiras têm pernas curtas!

Outra dica?

Sempre evite escrever qualidades triviais ou não inerentes ao cargo a que você está se candidatando.

Vamos ver quais são as principais habilidades pessoais:

criatividade
Seja criativo no trabalho
Criatividade é a capacidade de imaginar, criar objetos e resolver problemas de uma maneira não convencional.

Se você gosta de descobrir, inventar e pensar em estradas inexploradas, a criatividade é a habilidade que mais lhe convém.

dinamismo
Dinamismo é a capacidade de ser ativo no local de trabalho: tome iniciativas, proponha inovações e tenha um espírito de adaptação na realização de seus objetivos.

Uma pessoa dinâmica exala positividade e força e é o colega ideal com quem colaborar em equipe.

resiliência
Resiliência é a capacidade de suportar situações negativas e reagir positivamente .

Uma pessoa resiliente consegue encontrar oportunidades e soluções, mesmo nos cantos mais sombrios, e se libertar em situações que parecem ser becos sem saída.

calma
Gerenciar situações com calma e racionalidade
A calma é um humor que ajuda a manter o corpo e a mente ativos e receptivos .

Quando você está calmo, não fica impressionado com as emoções e consegue lidar bem com as situações com racionalidade.

Aberto à experimentação
O que isso significa?

Esteja aberto a experimentar novas situações, métodos e processos de trabalho sem ter medo de cometer erros.

De fato, aprendendo com os erros.

Normalmente, uma pessoa com uma mentalidade aberta à experimentação também é dinâmica e proativa.

pontualidade
Seja pontual para respeitar os horários
A pontualidade é a característica pessoal que permite executar e concluir as tarefas dentro do tempo agendado.

Chegando a tempo de trabalhar, fechando uma apresentação a tempo, concluindo um projeto dentro do prazo:

Se você é capaz de fazer essas coisas, então você é uma pessoa pontual!

Resistência ao estresse
O estresse, você sabe, é um dos principais inimigos do homem.

Ser resistente ao estresse permite que você viva melhor pessoalmente e profissionalmente.

Aqueles que desenvolvem essa capacidade são capazes de enfrentar tarefas complexas com clareza e racionalidade mentais .

Atenção aos detalhes
A capacidade de prestar atenção aos detalhes permite que você foque e analise aspectos que nem todos consideram importantes ou fundamentais.

Uma pessoa orientada para os detalhes também possui ótimas habilidades de observação e análise.

multitarefa
Ser capaz de executar várias atividades simultaneamente
Dois olhos, dois braços, duas pernas e dez dedos não são suficientes para você, são?

Multitarefa é a capacidade de executar mais funções e tarefas (tarefa) ao mesmo tempo, obtendo excelentes resultados de cada um deles.

Autoconfiança - Autoconfiança
Em um contexto de trabalho, ter autoconfiança significa estar ciente do próprio valor e habilidades.

Mas também os seus próprios limites!

Se você tem confiança em si mesmo, certamente será mais fácil alcançar seus objetivos e trabalhar com eficiência.

otimismo
Otimismo para enfrentar o dia útil
Otimismo é a condição mental para a qual tendemos a ver o lado positivo em todas as situações , mesmo as mais catastróficas.

O que isso significa?

Se você não enfrenta dificuldades e sempre vê o copo meio cheio, é uma pessoa otimista.

Entre as habilidades pessoais, também é possível identificar:

Abertura Mental
memória
ambição
agudeza
seguro
entusiasmo
desenvoltura
discrição
Habilidades em resolução de problemas
Habilidades de resolução de problemas no mundo do trabalho
A solução de problemas é a capacidade de resolver problemas e encontrar soluções inovadoras, originais e funcionais .

Essa habilidade leve envolve processos cognitivos, habilidades de comunicação e sua percepção do mundo.

Como entender se essas habilidades são adequadas para você?

Não fique deprimido diante das dificuldades, tente encontrar uma solução.

Pessoas com boas habilidades para resolver problemas são geralmente cuidadosas, otimistas, possuem habilidades analíticas e pensamento crítico.

Você apenas precisa descobrir quais habilidades são mais adequadas para sua posição de trabalho:

Habilidades de análise
A capacidade de analisar permite analisar problemas complexos para encontrar soluções eficazes e inovadoras.

Você usa suas habilidades analíticas ao aplicar métodos e técnicas de compartilhamento de problemas, entendendo e gerenciando informações.

Brainstorming
A equipe procura soluções e idéias fazendo brainstorming
O brainstorming é um método de encontrar soluções que envolve a participação dos vários membros de uma equipe.

Os membros da equipe deixam suas idéias fluírem sem limites e restrições . As idéias assim produzidas são selecionadas posteriormente para formular hipóteses e soluções inovadoras.

Capacidade de fazer perguntas certas
Fazer as perguntas certas nunca é fácil: muitas vezes você corre o risco de ser trivial ou incompreendido.

Aqueles que fazem as perguntas certas naturalmente também têm excelentes habilidades de escuta e compreensão e são capazes de ter uma visão crítica do mundo ao redor.

Pensamento lógico
O pensamento lógico permite criar relações de correlação entre objetos, relações de causa-efeito e conexões entre elementos complexos.

Graças ao pensamento lógico, você cria suposições, conexões lógicas e julgamentos.

persistência
Persistir para alcançar objetivos
Persistência é a capacidade de persistir até a completa realização dos objetivos estabelecidos, sem se render a dificuldades.

De fato, uma pessoa persistente sabe que deve ser flexível para desempenhar suas funções com eficácia.

Pensamento Lateral
O pensamento lateral permite que você desenvolva soluções inovadoras para os problemas.

Ao trabalhar com uma abordagem focada no pensamento lateral, é possível observar um problema de diferentes pontos de vista e encontrar formas alternativas de resolvê-lo.

Habilidades de observação
Observar significa analisar cuidadosamente situações e objetos para extrair considerações e deduções.

Você tem um excelente espírito de observação se se debruçar por muito tempo em detalhes que podem parecer irrelevantes para os outros.

Outras habilidades de resolução de problemas são:

Solução de problemas
Habilidades de abstração
Localização de Problemas
Modelagem de Problemas
previsão
Capacidade de identificar prioridades
Habilidades de liderança e gestão
Habilidades de liderança e gestão
Liderança é a capacidade de agir como líder, guia e ponto de referência para uma equipe.

Aqueles com habilidades de liderança são capazes de criar consenso e confiança dentro de uma equipe.

Um bom líder é capaz de elaborar um plano operacional acordado por todos os membros da equipe e consistente com suas habilidades e habilidades.

Mas não apenas:

Liderança é a base para o gerenciamento de recursos, equipe e tempo disponível, para atingir metas ambiciosas.

Aqui estão as principais habilidades de liderança e gerenciamento necessárias no mercado de trabalho:

Autogestão
O autogerenciamento é a capacidade de gerenciar a si mesmo sem receber indicações explícitas dos superiores: fornece a definição de tarefas de forma independente e a realização de objetivos dentro de prazos definidos.

Se você possui boas habilidades de autogerenciamento, também é uma pessoa pró-ativa e orientada para objetivos.

Criando relacionamentos - construção de relacionamento
Criar relacionamentos, interna e externamente, permite ter uma melhor reputação e poder influenciar as pessoas.

Em todos os relacionamentos que você cria e estabelece, você é visto como uma figura de referência em caso de problemas ou dúvidas.

treinando
Seja um bom treinador para a equipe
Coaching é a capacidade de identificar o potencial pessoal e profissional dos membros da equipe e as perspectivas de crescimento.

Um bom treinador leva a equipe ao sucesso : estimula-a a melhorar constantemente, a superar novos desafios e a alcançar novos objetivos.

Capacidade de trabalhar sob pressão
Trabalhar sob pressão significa ter muitas prioridades para gerenciar e pouco tempo disponível.

Se você pode manter o controle sem se desesperar quando é inundado por mil tarefas, é capaz de trabalhar sob pressão.

direção
Ter habilidades em gestão significa ser capaz de definir estratégias e objetivos, gerenciar e coordenar recursos para alcançar os objetivos corporativos.

Além do planejamento, você também é responsável por orientar e controlar a equipe e as atividades que ela realiza.

altruísmo
Ser altruísta no mundo do trabalho
Altruísmo é o interesse pelos outros.

Ser altruísta significa ajudar os outros a alcançar seus objetivos , motivá-los e aumentar sua auto-estima.

Uma pessoa altruísta sabe que o sucesso vem da união e colaboração.

Pensamento estratégico
O pensamento estratégico permite analisar cuidadosamente as situações que surgem e ser capaz de antecipar o efeito das ações a serem implementadas .


Se você está predisposto ao raciocínio estratégico, é natural que você elabore um plano de ação com diferentes possibilidades, mas com o único objetivo de atingir metas e objetivos.

Orientação da meta
A orientação de metas é a capacidade de priorizar as tarefas mais importantes para finalizá-las dentro do cronograma.

Uma pessoa orientada para objetivos é organizada em seu trabalho e sempre quer melhorar seu desempenho.

Capacidade de saber não
Ser capaz de dizer não é útil
Ser capaz de dizer não a propostas e idéias que não estão alinhadas com os objetivos da empresa faz parte do trabalho.

Mesmo quando você diz não, você sabe simpatizar com seu interlocutor e manter o moral da equipe em alta.

Capacidade de delegar
A capacidade de delegar tarefas às pessoas da equipe com base em suas habilidades e atitudes deve ser considerada uma virtude:

De fato, nem todos são capazes de identificar as melhores tarefas para cada colega.

O principal resultado de uma boa gestão de delegação é que os membros da equipe estão felizes e satisfeitos com suas tarefas, sabem como executá-las independentemente e são mais produtivos.

Capacidade de motivar e inspirar
Motivação é o que o leva a atingir uma meta e alcançar os resultados que você definiu.

Um bom motivador sabe que até os maiores obstáculos podem ser superados .

Como?

Inspirando e incentivando a equipe a alcançar metas ambiciosas e mantendo o humor alto.

confiança

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