sexta-feira, 17 de abril de 2020

O que considerar antes de aceitar uma oferta de emprego

eceber uma proposta de trabalho automaticamente significa que você terá que aceitá-lo a qualquer custo? Não, muito pelo contrário. Pensamos em você sete coisas a considerar antes de aceitar uma oferta de emprego; no entanto, vamos começar com o porquê de considerá-los.

Por que não aceitar imediatamente qualquer oferta
"Hoje em dia, melhor que nada!". Quantas vezes você já ouviu essa frase sobre procurar emprego? Muitos, vamos imaginar. Bem, vamos lhe dizer que não há nada mais errado. Em primeiro lugar, não é verdade que uma oferta vale a outra, especialmente se você tiver um profissionalismo para gastar.

Em segundo lugar, aceitar qualquer oferta, mesmo que negativa, é equivalente a diminuir o valor do seu trabalho. E se você não se valoriza primeiro, por que os outros deveriam fazê-lo? Agora deixamos espaço para os fatores que você deve considerar antes de aceitar uma oferta de emprego.

a empresa
O primeiro fator a ser considerado antes de aceitar a oferta é a empresa na qual você deve trabalhar. Tente obter o máximo de informações possível sobre o tipo de organização, tentando entender se os valores corporativos estão alinhados com os seus. Não é um detalhe, porque trabalhar para uma empresa com a qual você se sente próximo é o primeiro passo para uma relação de trabalho satisfatória.

O estado de saúde
Este segundo aspecto refere-se à saúde da empresa e do setor de referência. Preste atenção especial antes de aceitar um emprego em um setor que você sabe estar em crise grave ou em uma empresa que está passando por um momento difícil.

Você ainda pode aceitar o desafio também nesses casos, mas apenas conhece os riscos que pode correr. Um salário de conto de fadas em uma empresa em crise nunca é uma boa perspectiva!

Modo de trabalho e ambiente
Antes de aceitar um trabalho, também é muito importante entender como isso é feito . Você terá a oportunidade de trabalhar em um trabalho inteligente? Há roupas específicas? Você trabalha em um escritório lotado e caótico? Estes são apenas alguns exemplos de perguntas que você deve se perguntar para entender como o ambiente de trabalho está alinhado com suas expectativas.

Quanto custa você
Não é um erro: antes de aceitar qualquer trabalho, pergunte-se quais os custos que você terá que enfrentar. Nos referimos a custos em termos financeiros, como no caso de você ter que enfrentar mudanças. Quanto vai custar você viajar de trem ou carro? Existem estacionamentos ou compartilhamento de carros? Você pode tirar proveito dos meios de transporte afiliados ou disponibilizados pela empresa? O transporte é apenas um item de despesa, mas você também precisará considerar cuidadosamente quaisquer outras despesas, como as relacionadas a refeições e intervalos.

O custo que você deve considerar, no entanto, não é apenas o dinheiro: o tempo também é uma variável importante a ser analisada antes de aceitar uma oferta de emprego.

Tempo é dinheiro
Nós citamos um famoso provérbio, para fazer você considerar também o quanto o novo trabalho afetará em termos de tempo. Considere não apenas as jornadas necessárias para chegar ao local de trabalho, mas também o quanto a nova oferta afetará os tempos da sua vida. Antes de aceitar, pergunte-se se algo mudará na administração de sua família e no seu tempo livre, ou se os métodos de trabalho o forçarão a um tempo de inatividade, talvez não remunerado. Uma hora e meia de intervalo para o almoço pode ser tentador, mas se levar algum tempo longe da sua vida, certamente será menor!

Contrato e similares
Como você deve ter notado, até agora não falamos sobre os aspectos que poderiam surgir pela primeira vez quando se trata de avaliar uma nova oferta de emprego. Neste ponto, no entanto, você também deve considerar a estrutura contratual que lhe é proposta, com seus anexos. Verifique se ele está alinhado às suas expectativas e avalie as possibilidades futuras o máximo possível. Se a oferta for de prazo fixo, tente entender se há possibilidades de extensão, mesmo que esse aspecto seja sempre bastante complexo para conhecer e avaliar. Por fim, passemos à última das sete coisas a considerar antes de aceitar uma oferta de emprego.

O salário
Deixamos propositadamente esse aspecto por duas razões. Primeiro, para lembrá-lo de nunca colocar o salário em primeiro lugar durante uma entrevista ou uma negociação de emprego. Sempre espere que a pessoa que lhe oferece o emprego fale sobre o aspecto da remuneração e faça perguntas somente se esse aspecto for completamente ignorado (e isso não é um bom sinal).
Em segundo lugar, deixamos o salário em último lugar para ajudá-lo a mudar sua perspectiva sobre vagas de emprego. Obviamente, o salário é fundamental para todos, mas não é o único aspecto importante. Por remuneração igual, as condições que recomendamos para você avaliar anteriormente podem fazer uma grande diferença.

Por fim, considere que, em muitos casos, alguns benefícios ou aspectos do novo emprego também podem ter um impacto positivo na remuneração, embora não diretamente. Vamos dar um exemplo: imagine que a oferta de emprego inclua um salário médio, com a possibilidade de usar o carro da empresa mesmo no seu tempo livre. Isso significa que você pode economizar muito em seu carro particular, se não desistir, com um retorno importante em termos de economia.

Este é apenas um exemplo, talvez não muito provável para muitas situações de trabalho, mas serve para fazer você entender como o pagamento não é o único aspecto a ser levado em consideração. Esperamos que você encontre essas dicas para finalmente encontrar o emprego perfeito para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como criar uma estratégia de marketing saudável

Não é incomum que até profissionais de marketing bem-sucedidos se preocupem com o desempenho de suas campanhas de marketing . A pressão arte...