sexta-feira, 17 de abril de 2020

Os primeiros sinais de que seu currículo precisa ser atualizado

em um excelente curso de estudo, muita experiência e muitas habilidades, mas seu curriculum vitae parece não estar mais de acordo com os tempos. Reunimos alguns sinais para você que você deve considerar para dar uma nova vida ao seu currículo e talvez até à sua carreira.

Funções e palavras-chave
O trabalho também evolui: não apenas as habilidades mudam, mas, freqüentemente, também as definições para o mesmo papel. Leia seu currículo e tente entender se as funções indicadas e as palavras usadas ainda refletem as do cenário de trabalho atual. Como você pôde perceber isso?

Uma primeira indicação de que algo está errado nesse aspecto pode vir de pesquisas de emprego; se no setor em que você é especialista, começa a ver anúncios com termos que não eram usados ​​antes, pergunte-se se são sinônimos de algo que você já sabe fazer ou se, talvez, até as habilidades necessárias foram alteradas. No primeiro caso, uma simples revisão do currículo será suficiente (mas tenha cuidado ao usar os termos corretamente!). No segundo, considere a idéia de seguir alguns cursos de reciclagem ou acumular novas experiências.

Onde você conseguiu
Seu currículo pode estar correto, mas pode não refletir totalmente os resultados alcançados, talvez porque você não o revise há algum tempo e, enquanto isso, acumule novas experiências e habilidades . Revise as experiências relatadas e adicione novas habilidades que você possa ter adquirido. Pode ser o uso de um novo software ou uma função diferente, mesmo dentro da mesma organização, ou alguma capacidade que você tem há muito tempo, mas que até agora você não tinha levado em consideração e que, em vez disso, poderia ter valor.

Um exemplo nesse sentido são as habilidades transversais, ou seja, aquelas que não estão diretamente relacionadas ao seu trabalho, mas que podem ser úteis no local de trabalho, como resistência ao trabalho sob pressão.

Você realmente precisa de tudo?
Outro sinal de que seu currículo precisa ser atualizado é o tamanho. Responda à pergunta se tudo que você escreveu é necessário. Considere também que, se estiver demorando muito, certamente é positivo para a sua experiência, mas pode não ser o mesmo para um recrutador, que pelo menos à primeira vista, não terá tempo para ler tudo e, portanto, poderá deixar de lado aspectos importantes.

Se houver experiências de trabalho muito antigas, considere concentrá-las ou mesmo eliminá-las. Se você tem quinze anos de carreira, os trabalhos realizados no primeiro ano da universidade para pagar pelos estudos podem não ser mais relevantes.
A esse respeito, considere também excluir informações desnecessárias. Entendemos que você gostaria de dizer tudo sobre você, mas considere o que acabamos de dizer: o tempo dedicado à leitura de um currículo é realmente mínimo. Em seguida, exclua as informações redundantes, como sua profissão, se presentes em várias partes do currículo (por exemplo, no cabeçalho e novamente nas últimas experiências).

Outras informações desnecessárias
Outro sinal da necessidade de atualizar seu currículo é a presença de informações desatualizadas ou inúteis; uma data de alguns anos atrás, não atualizada e talvez relatada apenas na parte inferior da última página do currículo, não é um bom sinal. Tampouco a informação era indispensável até alguns anos atrás. Um exemplo é o endereço residencial, que pode ser útil se você solicitar uma função que exija residência na área de trabalho, mas é muito menos se o seu trabalho ocorrer remotamente.
Mesmo sua fotografia pode precisar ser revisada; considera que nem sempre é vantajoso inserir sua própria imagem, principalmente se ela não for profissional. Se for, evite usar a foto que você recicla há anos, principalmente se ela não corresponder mais à sua imagem atual.

I mídias sociais
Outro sinal indicando que seu currículo precisa ser atualizado são as referências de mídia social. Eles são muito úteis, mas verifique primeiro se os links mostrados estão corretos e atualizados.

Também preste atenção em quais perfis sociais você vincula ao seu currículo; O LinkedIn é geralmente o mais recomendado, mas nada impede você de incluir links para outros perfis. Mas preste atenção ao conteúdo acessível àqueles que visualizarão seu currículo. Pergunte a si mesmo se eles refletem a imagem profissional necessária para o seu trabalho. Se a resposta for não, evite inserir um link direto.

Preste atenção também a outros links (como códigos QR ou links para trabalhos anteriores). Além de verificar se elas estão ativas e se estão carregando as informações corretamente, verifique também se o conteúdo ao qual você se refere fornece mais informações do que as que você já escreveu no currículo.

O formato
Um último sinal que você deve prestar atenção para entender se o seu currículo precisa ser revisto é o formato gráfico usado. O modelo de CV europeu que você escolheu alguns anos atrás ainda pode ser bom, mas verifique se é o mais recente disponível e se possui os dizeres corretos, especialmente no que diz respeito ao processamento de dados pessoais.

Por fim, lembre-se de que uma tendência nesse sentido é otimizar o currículo também com base na profissão exercida; na rede, você encontrará muitos exemplos que aprimorarão ainda mais seu caminho.

Mesmo depois de seguir estas dicas, nunca deixe seu currículo abandonado; faça uma verificação periódica para atualizá-la sempre, caso você queira enviá-la em pouco tempo. Dessa forma, você não precisará passar por revisões de última hora e terá tempo de sobra para torná-lo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como criar uma estratégia de marketing saudável

Não é incomum que até profissionais de marketing bem-sucedidos se preocupem com o desempenho de suas campanhas de marketing . A pressão arte...