sexta-feira, 17 de abril de 2020

Porque a carta de apresentação é mais importante que o seu currículo “

Porque a carta de apresentação é mais importante que o seu currículo

artigo, falaremos com você sobre a carta de apresentação e você descobrirá por que é muito mais importante que seu currículo e também pode representar uma força que pode fazer a diferença entre os candidatos em uma seleção.

Não apenas um currículo
É quase certo que, pelo menos uma vez durante uma pesquisa de emprego, você encontrou um anúncio pedindo para enviar seu currículo com uma carta de apresentação. Também temos certeza de que, como muitas outras pessoas, às pressas ou por outros motivos, você evitou enviá-lo.

É um erro comum que não considera um aspecto fundamental: uma carta de apresentação é tão importante quanto um currículo bem elaborado, se não mais importante. O motivo é muito simples: uma carta nos permite ter espaço onde podemos escrever o que queremos comunicar e que talvez tenha dificuldade em encontrar um lugar nos espaços estruturados de um curriculum vitae.

Personalize a comunicação
O que acabamos de dizer tem uma consequência muito importante: a carta de apresentação nos permite personalizar a comunicação indicando os aspectos mais relevantes para a empresa. Na sua apresentação, por exemplo, você poderia destacar as experiências mais alinhadas com a função para a qual está propondo que elas não serão necessariamente as mesmas para todas as empresas.

Nesse sentido, recomendamos que você não use a mesma carta de apresentação encaminhando-a para diferentes anúncios de emprego, mas reserve alguns minutos para torná-la específica e específica precisamente para o trabalho para o qual você está se candidatando.

Eu apresento o currículo
O que geralmente é subestimado é a própria função da carta de apresentação que foi incluída em seu nome. A carta serve de fato para apresentar o candidato e apresentar seu currículo; quanto mais interessante for a carta de apresentação, maior a probabilidade de o recrutador considerar o currículo em anexo e vice-versa. Uma carta de apresentação padronizada, que não é muito interessante ou ausente, terá, portanto, o efeito oposto, ou seja, o fato de não considerar adequadamente o currículo enviado, um fator que representa exatamente o oposto do que você deseja obter enviando um currículo.

Atenção ao conteúdo
A mesma atenção que geralmente é colocada na redação do currículo também deve ser dedicada à carta de apresentação. Lembre-se de que esta introdução não deve ser uma réplica do currículo e nem conter informações que não sejam relevantes para quem está fazendo a seleção. A carta ideal e interessante para o seu interlocutor deve, portanto, conter a razão pela qual você está se candidatando à vaga, os dados essenciais, como o início da disponibilidade para o trabalho ou para qualquer entrevista, e também deve incluir a motivação para o cargo. qual você acha que sua figura profissional pode ser útil para a empresa?


Ao redigir a carta de apresentação, tente ser exaustivo, mas sintético ao mesmo tempo; como também é o caso da leitura do currículo, o recrutador nem sempre tem muito tempo para se dedicar. Portanto, é melhor concentrar as informações essenciais em algumas linhas que podem levar o recrutador a ler o curriculum vitae com mais cuidado.

Mas isso é realmente útil?
Essa é uma pergunta que costuma ser feita sobre como se candidatar a um novo emprego. Nós não respondemos de maneira direta, mas de uma maneira que sozinha deve fazer você entender a importância deste texto. Se não for útil, por que o pedido de carta de apresentação é indicado em muitos anúncios de emprego? Em outras palavras, se uma empresa ou um empregador incluiu essa especificação no próprio anúncio, isso significa que eles também reconhecem um papel na carta de apresentação; portanto, não perca a oportunidade de ter um espaço extra para transmitir o conteúdo que você considera indispensável para se apresentar da melhor maneira possível.

Aplicações espontâneas
Embora até o momento tenhamos falado sobre uma carta de apresentação em resposta a um anúncio de emprego, considere que essa ferramenta pode ser muito útil, mesmo se você decidir se candidatar a qualquer cargo. Independentemente da oportunidade ou não desse método de aplicação, considere que, desse ponto de vista, uma carta de apresentação assume um papel ainda mais importante, pois permite explicar por que você decidiu apresentar seu perfil profissional para uma função na empresa. Nesses termos, a carta se torna ainda mais estratégica, pois uma carta de apresentação capaz de atingir aqueles que leem a lei poderá atrair a atenção do recrutador, mesmo em um momento em que a pesquisa ativa da empresa não esteja em andamento.

Independentemente das motivações que o motivam a enviar sua inscrição, lembre-se finalmente do que já mencionamos: tente cuidar da carta tanto quanto do currículo e, possivelmente, use a mesma maneira de escrever, tanto no estilo gráfico quanto no tom usado. Em outras palavras, verifique sempre se a carta que apresenta seu currículo também é adequada para o tipo de cargo que você está solicitando e que reflete a figura que você deseja apresentar , bem como os valores da empresa e o tipo de comunicação que você imagina ser necessário para esse papel.

Esse conceito pode parecer complicado, mas daremos um exemplo muito prático. Suponha que uma pessoa queira se candidatar como contador em um estúdio profissional histórico. Uma carta de apresentação escrita em tom irônico ou amigável, a fim de atrair a atenção do recrutador, provavelmente terá o efeito oposto, pois aparecerá em contraste com o papel e o tom usados ​​pelo próprio estúdio. Isso é para lembrá-lo mais uma vez da importância de dedicar atenção e cuidado à redação de sua carta de apresentação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como criar uma estratégia de marketing saudável

Não é incomum que até profissionais de marketing bem-sucedidos se preocupem com o desempenho de suas campanhas de marketing . A pressão arte...