sexta-feira, 17 de abril de 2020

Como superar medos se você precisar mudar de carreira

decidiu mudar de emprego , encontrou uma nova oportunidade e está pronto para começar ou talvez não consiga mais suportar seu emprego atual e decidiu que é hora de mudar. No entanto, o que você está sentindo agora não é positivo: estamos falando do medo de mudar sua carreira. Veja como superá-lo com algumas dicas que permitirão que você comece sua carreira da melhor maneira.

E se ...
O primeiro truque para superar o medo de mudar de emprego é evitar se preocupar com os problemas que você supõe que possam existir, sem ter certeza. É uma espécie de projeção sobre o futuro dos problemas que você teve no local de trabalho anterior. Vamos dar alguns exemplos: "E você é meu chefe tão ruim quanto o anterior?" ou "E se os colegas fossem grosseiros e não cooperassem?".

Sabemos que essas duas situações podem acontecer, mas o que queremos desencorajá-lo é a atitude mental que certamente fará com que você comece com medo, estressado e certamente da pior maneira, ou seja, apenas compreendendo quaisquer aspectos negativos do novo emprego. Em vez disso, concentre-se nos motivos que o pressionam a mudar de emprego e consideram o novo emprego uma oportunidade para o seu futuro.

Os prós e contras da mudança
Esta segunda estratégia o ajudará a refletir sobre os reais aspectos positivos e negativos da sua situação de trabalho. Tente fazer este exercício: pegue uma folha e divida-a em duas colunas, que você chamará de antiga / nova (ou o que você preferir). Por um lado, escreva as cinco características do trabalho anterior que mais o motivaram e, na outra coluna, os aspectos positivos do seu novo trabalho. Se você ainda não encontrou um novo emprego, substitua essas características pelas suas expectativas, tentando refletir sobre uma situação realista.

Agora marque um a cinco em termos de importância para cada aspecto. Adicione os números em cada coluna e compare os resultados: o mais alto fará você entender a qual das duas situações de trabalho você atribui mais importância. É muito provável que o maior número esteja na coluna dedicada ao novo emprego: eis mais uma razão para não ter medo e enfrentar sua nova carreira ou mudar de maneira positiva.

Por que estou mudando?
Novamente, o que aconselhamos a fazer é refletir sobre o motivo que o pressionou ou o está pressionando a mudar. Mais uma vez, escrever será de grande ajuda. Anote em uma folha (ou em um arquivo, como preferir) os três principais motivos que levam você a mudar.

Agora leia-os em voz alta e reflita por pelo menos um minuto em cada um deles. Este é um motivo válido para você? Este é um elemento que responde a uma situação momentânea? Há algo que você pode mudar. Sem muito esforço, antes de considerar realmente mudar de emprego?

A resposta a essas perguntas o ajudará a ser mais sereno em relação à mudança e também a reconsiderá-la se não estiver tão convencido de que realmente deseja mudar, mas de maneira racional e sem deixar muito espaço para emoções.


Seus pontos fortes
O desconhecido e a mudança geram medo : isso acontece com todos e, portanto, é possível que isso aconteça com você também. Não deixe que o medo da mudança o domine e tente motivar-se listando, mesmo mentalmente, pelo menos cinco de suas características ou habilidades que, com certeza, terão um efeito positivo no novo ambiente de trabalho. Uma espécie de equilíbrio de habilidades que pode esclarecer a situação.

Pode ser sua experiência, suas habilidades no campo, mas também habilidades não diretamente relacionadas ao trabalho, como suas qualidades de liderança ou habilidades de resolução de problemas. Imagine-os como cartas para jogar no novo jogo de trabalho: você tem uma boa mão, aproveite-a !

Conheça o desconhecido
Muitas vezes, o medo de mudar de emprego vem da incerteza do que se pode enfrentar. Mesmo neste caso, é possível superá-lo, tornando o futuro do trabalho menos difícil de investigar. Lembre-se de que você é o protagonista dessa mudança e que, portanto, grande parte da mudança dependerá de você.

Na busca de um novo emprego (mas mesmo se você já o procurou), tente estabelecer um objetivo realizável para sua carreira. Mire alto, mas sem exagerar; isso não significa que você não deve ser ambicioso, mas tente não introduzir muita ansiedade e incógnitas em seu caminho.

Você sempre pode mirar alto, mas, neste caso, divida seu caminho em vários estágios ; primeiro, será mais fácil alcançá-los e, em segundo lugar, você poderá acompanhar seu progresso. Dessa forma, você também pode tirar proveito da satisfação por ter alcançado um resultado, mesmo que apenas parcial. Ser bem sucedido em seu objetivo lhe dará força para continuar no caminho que você definiu, enquanto reduz o estresse ao mínimo.

Não pense no trabalho
Concluímos com um conselho que pode lhe parecer um pouco sensível, mas, em vez disso, está certo. O trabalho é certamente importante , mas não é o único fator digno de sua vida. Especialmente em uma fase delicada como a que você está enfrentando ou enfrentará em breve, tente ter tempo para se dedicar a outra coisa. Pode ser um hobby, um esporte ou seu bem-estar: reserve um tempo para qualquer coisa que possa fazer você se sentir bem. Isso reduzirá o estresse e as tensões e também refletirá positivamente na procura de emprego ou nos estágios iniciais de sua nova carreira.

Estamos confiantes de que essas dicas ajudarão você a enfrentar sua nova carreira sem medo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como criar uma estratégia de marketing saudável

Não é incomum que até profissionais de marketing bem-sucedidos se preocupem com o desempenho de suas campanhas de marketing . A pressão arte...